Chullpas de Sillustani – Visita imperdível

IMG_6355

Quando estávamos saindo de Cusco, o recepcionista, ao saber que estávamos indo para Puno, fez a seguinte recomendação: não deixem de conhecer as Chullpas de Sillustani. Este lugar nada mais é que um antigo cemitério pré-inca, localizado no distrito de Atuncolla, a 34 km de Puno, e construído nas margens do lago Unayo.

E sim, o visual é incrível. Combinamos com um taxista de fazer uma parada lá no dia que pegaríamos o voo para Lima, já que Sillustani fica no caminho para o aeroporto. Deu super certo! As Chullpas de Sillustani são um importante complexo arqueológico, e fica a 4 mil metros do nível do mar.

DCIM101GOPROGOPR2678.JPG

Algumas das Chullpas, enormes tumbas de barro e pedra que chegam a 12 metros de altura, eram mais imponentes e decoradas do que a própria moradia usada em vida pelos indígenas, devido à importância que se dava para a morte. Muitas das torres foram parcialmente danificadas por ladrões, que tentavam roubar pertences enterrados junto com o proprietário (usualmente pessoas de classe alta). O cenário, que tem o lago como pano de fundo, é de tirar o fôlego!

DCIM101GOPROGOPR2663.JPG

DCIM101GOPROGOPR2674.JPG

Chegando em Sillustani, a gente já se depara com as típicas barracas de artesanato local. É um bom lugar para comprar pois lá não fica muito cheio. Também há banheiros pro ali. O complexo foi revitalizado recentemente e em todas as Chullpas há placas com um pouco sobre a sua história. Novamente, é possível observar a precisão com que as pedras eram encaixadas umas nas outras. A Chullpa Hatunwasi Chambilla é a mais imponente e conservada do local.

DCIM101GOPROGOPR2666.JPG

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s